quinta-feira, 21 de julho de 2011
Tiradentes e a osmose
Primeira coisa a esclarecer: o que é osmose.
Osmose, é a passagem da água (solvente) de uma solução hipotônica (pouco concentrada) para uma solução hipertônica (muito concentrada, rica em soluto, sendo soluto qualquer coisa que se desenvlova em um solvente) através de uma membrana.
Sendo assim, qual é a relação que existe entre osmose e tiradentes ?
Calma, eu explico.
Os algozes (carrascos) de Tiradentes não contentes em esquartejar e espalhar os seus pedaços pela cidade (segundo reza a história) foram até sua casa e a destruiram, além disso, jogaram sal em todo o terreno com a intenção de acabar de vez com idéias de libertação pregadas pela inconfidência mineira.
Ao jogar sal (soluto) no terreno, os carrascos criaram um ambiente hipertônico (cheio de soluto, muito concentrado)em relação a qualquer célula de micro-organismo ou planta que vivesse ali. É nesse ponto que entra a osmose. Como já disse, esse fenômeno ocorre quando a água (solvente) desloca-se de uma solução pouco concentrada (hipotônica) para outra muito concentrada (hipertônica). Pergunto: onde tinha maior concentração de sal, dentro das células vegetais e micro-organismos ou sobre a superfície do terreno? É lógico que na superfície do terreno. Então a água (solvente)deixou as células para o ambiente, e sabemos que sem água não existe vida. Logo o terreno se tornou estéril, pois todas as plantas e micro-organismos morreram por falta de água.
A osmose também está ligada ao fato de salgar a carne para sua conservação, ou porque uma lesma derrete quando jogamos sal sobre ela. Em todas essas situações criamos uma solução hipertônica sobre as superfícies permitindo que as células eliminem água, provocando a morte de bactérias decompositoras ou da lesma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário