sexta-feira, 22 de julho de 2011
Tico-tico e Chupim, um caso interessante de nicho ecológico
Nicho ecológico é a posição ou função que um organismo exerce dentro de seu hábitat, é o seu conjunto de atividades, como por exemplo: sair em busca de alimento durante à noite, alimentar-se de insetos, etc. Podemos dizer que o nicho ecológico retrata o dia-dia da espécie e está ligada aos fatores bióticos (relações entre os seres vivos) e abióticos (condições ambientais como umidade e temperatura, por exemplo).
Bem, a história do tico-tico.
Essa ave constroi seu ninho, põe seus ovos e cuida deles com muito carinho, a fêmea chupim aproveita-se de um momento de distração do tico-tico e coloca seus ovos.
Segundo reportagem publicada no site ciência hoje, a mãe chupim é um exemplo de mafiosa do reino animal, pois vandaliza o ninho do tico-tico, caso seus ovos sejam retirados. Para que a ordem se mantenha, os donos do ninho tomam conta de todos; sem discriminação e pressão.
Os filhotinhos nascem e os pais tico-tico cuidam de todos com o mesmo amor e carinho.
Já o cuco, uma ave europeia, é mais drástica em seu nicho. O cuco parasita ninhos de outras aves também, porém, quando o filhote nasce ele empurra do ninho os seus rivais para ter toda a atenção de seus pais adotivos.
Só por questão de curiosidade:O termo chupim é usado de maneira popular no Brasil para designar uma pessoa que se aproveita da boa vontade dos outros.
Na cultura anglo-saxônica o termo cuco designa alguém louco (só um louco para jogar um filhote do ninho), tem até filme com título baseado no comportamento do cuco: "Um estranho no ninho (One flew over the cuckoo's nest),ano 1975." Em Portugal, o mesmo filme recebeu o título "Voando sobre um ninho de cucos".
fontes: http://www.mediconerd.com/2011/07/medicine-07-um-estranho-no-ninho.html
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=20791&op=all
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário